Uma riqueza passa por nossas mãos enquanto não percebemos. Cortamos frutas, legumes e verduras e nos livramos das cascas, e nem sabemos que elas podem virar adubo de jardim. Em período de agrotóxicos e transgênicos, muitas pessoas estão optando por ter uma horta em casa, a procura por adubo aumentou. “A qualidade desse adubo é melhor do que o adubo químico, porque não degrada o meio ambiente”, explica o acadêmico de Biologia do CEULJI/ULBRA, Roberto Ribeiro Rodrigues.
O nome da prática que transforma materiais orgânicos em adubo chama-se compostagem, esse processo é uma alternativa para transformar restos que achamos não ter utilidade. “Essa prática é uma saída para reduzir pelo menos o lixo orgânico” acrescenta o estudante.
Ainda há alternativa para os preocupados com o meio ambiente que moram em apartamentos. “A pessoa pode colocar o lixo orgânico em um recipiente de plástico, lá os organismos anaeróbicos irão decompor esses restos, em um período de seis meses haverá uma massa preta, esse é o adubo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário