segunda-feira, 26 de abril de 2010

Terceiro estágio foi imunizado

Depois de profissionais da saúde, gestantes e crianças a terceira etapa da vacinação também atingiu seus objetivos, jovens de 20 a 29 anos foram vacinados contra o H1N1.

Por Vinícius Mello

Foram distribuídas cerca de 13 milhões de doses da vacina em todo o país.

Os casos de gripe suína que apareceram ano passado foram necessários para assustar a população mundial. No Brasil, a preocupação em contrair o vírus, fez com que as pessoas tomassem várias medidas de prevenção, o que ainda é necessário. A vacinação contra o vírus H1N1 chegou esse ano, trazendo algum alívio, porém as pessoas ainda devem se prevenir, como explica Vilma Gomes, técnica de enfermagem, “A vacina apenas cria imunidade, mas as pessoas ainda devem se prevenir, o hábito de lavar as mãos deve continuar”.


Para todos serem vacinados, o Ministério da Saúde separou a população em grupos, os profissionais da saúde foram os primeiros, a segunda etapa vacinou crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, o grupo que estava sendo vacinado recentemente foram os jovens de 20 a 29 anos, os outros brasileiros serão vacinados nos outros estágios.


Desde que a campanha de vacinação veio a Ji-Paraná, o Posto de Saúde 2 de Abril chegou a atender 160 a 170 pessoas por dia. A diretora do posto, Adila Thaís de Souza Ferreira conta que as pessoas ainda têm dúvidas sobre o vírus e a vacinação. “Todos os profissionais daqui estão preparados para informar a população”.

Andressa Alves da Silva, secretária, tem 20 anos e se encaixa na faixa etária que foi vacinada até dia 23 de abril. Ela conta que ficou insegura quando ouviu rumores que havia pessoas com casos da Influenza A no estado. “Eu estava tão preocupada que lavava minhas mãos toda hora, também não vivia sem álcool gel”. A insegurança de Andressa a fez ir ao posto se vacinar com identidade e carteira de vacinação, “Fico feliz de estar imunizada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário